Pausas e Recomeços



Pessoas vão e vem. Encontros e desencontros. Idas e vindas. Pausas e recomeços.

  Ficamos por vezes envaidecidos com a.presença das pessoas  em nossas vidas. Achamos que ficarão ali por um bom tempo ou quem sabe a vida inteira a vida toda. Confundimos amizade com posse. Amar com querer o outro o si. Ajudar com viver para o outro. Complicado se relacionarem sabendo que o outro pode partir a qualquer momento. Seja de forma física. Por mudanças territoriais. Ou simplesmente porque as pessoas partem para outras coisas. O que devemos aprender com essas partidas? Que não somos, estamos.

  Deveríamos nos sentir gratos pela presença do outro.  Agradecidos pelo tempo despendido. Até mesmo abençoados pelas lições aprendidas. Deveríamos entender que amar não tem nada haver com posse. E sim, com compartilhar seja momentos, emoções e aprendizados. Querer o outro só para si pode acabar afastando ele. É preciso saber dividir e até mesmo saber quando ou não estamos invadindo o espaço do outro. Ser empático com o outro não querendo ser como ele ou sentir como ele, mas sentir com ele e existir ao lado dele. Poder dar o melhor de si pelo tempo que tiver com a pessoa. Para que quando chegar a hora de partir seja da forma mais leve e gentil possível.

   Chegadas e partidas farão parte. Encontros e desencontros também. A vida é como um aeroporto. Uns partem. Outros chegam. Alguns decolam. Outros passam por turbulências. Alguns pousam por um tempo. É preciso aproveitar as visitas. Saber ser grato pelas passagens. Curtir cada momento. Sem tentar se preocupar se é efêmero ou duradouro.

   Difícil são as despedidas. Complicado perder quem se gosta. Mas se soubermos não enxergar como perdas, sim como ganhos. Afinal cada um que passa em nossa existência deixa algo. Acrescenta algo. Nós também deixamos algo. É preciso saber somar. Deixar algo de bom em cada um que passa por nós é um dom. Maior sabedoria ainda é poder praticar a gratidão por cada um que passa pela gente é uma das formas mais saudáveis de lidar com as partidas.

  Deixe ir assim como você deseja que fique. Cada um que passa deixa um legado. Um aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário