Dicas para Saúde Mental


Saúde mental está em vários aspectos do cotidiano. Podemos não perceber porque muitas vezes deixamos a nossa saúde mental de lado. Vivemos no automático. Temos pressa e quase nenhum tempo. Com isso, vivemos atarefados. Por vezes atrapalhados. Atucanados. Ansiosos. Acabamos por esquecer ou deixar de lado a saúde mental. Por isso aqui vão algumas dicas.

  1. Preste atenção nas coisas simples
Levamos muitas vezes uma vida ocupada demais. Passamos despercebidos pelas coisas simples da vida. Apreciar o pôr do sol, respirar calmamente, apreciar uma boa refeição ou simplesmente poder parar por algum tempo durante o dia.

2.            Pratique alguma atividade física.
Praticar atividades físicas  liberam substâncias em nosso organismo que são responsáveis pelo bem- estar. Praticar alguma atividade física pelo menos duas vezes por semana, traz enormes benefícios além de proporcionar sensações de bem-estar e prazer.

3.            Invista no seu tempo livre.
Levar uma vida ocupada demais, faz que gente perca o nosso tempo livre. Ele é extremamente importante para recarregar as energias, investir em nossos hobbies ou simplesmente ter um tempo para fazer.

4.            Encontre sentido no que está fazendo.
Muitas vezes estamos submersos em atividades que nem sabemos o real sentido do que estamos fazemos. Estamos tão ocupados que nem sabemos se o que estamos fazendo faz sentido ou não. Procure se questionar se o que está realizando  tem algum sentido para você. Se aquilo que está dedicando tempo e atenção trará algum tipo de satisfação,não só material, mas também emocional

5.            Esteja atento ao que se passa com você
Guardar todas as  emoções pode ser perigoso.  Se der vontade de chorar, chore. Cuide para não acumular tudo o que sente dentro de si. Se precisar pôr para fora, encontre uma maneira. Amigos, família e até mesmo a psicoterapia
.
6.            Invista em autoconhecimento
Autoconhecimento é uma importante ferramenta não só para se conhecer melhor,mas também para lidar de uma forma mais saudável com o mundo. A psicoterapia será uma importante aliada para aumentar as estratégias de repertório de comportamentos, pensamentos e sentimentos. Em um lugar seguro, livre de preconceitos, julgamentos capaz de lhe auxiliar  de forma integral.

7.            Caderno de culpas e mágoas
Muitas vezes carregamos com a gente mesmo uma lista infinita de mágoas e culpas. Pesos, ressentimentos que apenas acumulam um espaço gigante dentro da gente mesmo. Comece a parar com as culpas e mágoas, invista em forma de tentar reciclar ou até mesmo ressignificar estes sentimentos em algo saudável.

8.            Recomece sempre que precisar.
Sem importar o que deu errado, se precisar recomeçar, recomece.  Recomeçar não é sinal de fracasso. Fracassar é não ter a coragem de começar quantas  vezes for preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário