Crônica: Feliz Dia do Escritor





Sou tão distraída com datas e dias da semana, que para mim isso é tão pequeno. Mas me esforço para saber as datas comemorativas, afinal quero que as pessoas se sintam especiais assim como  me sinto especial quando elas me recordam de alguma data importante.



Ontem foi assim, rolando minha time line no Facebook,  meus olhos se depararam com algo especial. Ontem, foi dia do escritor, isso me remontou a tudo que está acontecendo nestes últimos tempos. Tudo começou, em um verão que iria entrar na primeira série, a turma que iria acompanhar já sabia ler e escrever. Como uma forma de cuidado, minha mãe e eu estudamos todo o verão antes de  entrar na primeira série. Foi assim que descobri o mundo mágico das palavras e dos livros, uma viagem rumo ao extraordinário que continua até hoje. Foi assim que desde muito cedo, descobri o meu talento, não me contentava com frases curtas e objetivas. Queria era criar histórias, dar vida aos personagens, com isso a cada dia mais usando os meus três combustíveis: paixão, motivação e inspiração.



Aos poucos fui me viciando em livros, devorei desde muito cedo os clássicos, os mais vendidos e nem precisava perguntar qual era o meu lugar predileto, a resposta sempre, a mesma,ou em uma livraria ou em uma biblioteca. Desta paixão, aos poucos fui transbordando, sabia que precisava de algo, mas não sabia exatamente o que. Era uma vontade insaciável e inesgotável de criar as minhas próprias narrativas. Precisava de uma forma urgente transportar o que sentia experenciava para o papel. Dar vida aos meus sentimentos, assim ao traem toda a minha adolescência comecei a escrever poesia, romances e crônicas. Arrisquei-me tendo minhas primeiras experiências, publicando em livros de colégio e jornais de paróquia. Com isso, fui tendo os meus primeiros gostos com o público, tendo um termômetro, mas de fato ainda não sabia que queria ser escritora. Sabia apenas que desde muito cedo tinha um potencial ser explorado, sabia que de alguma forma queria me tornar uma escritora. Não passei por aquela fase em que as crianças um dia querem ser médicas, em outro dia querem ser astronauta e não na  outra semana, nem sabem. Sempre tive uma ideia obstinada e obsessiva em querer ser algo que pudesse tocar os outros através das palavras.



De repente,  me vi  tendo que escolher uma carreira, fazer a minha escolha profissional não foi algo fácil. Afinal ninguém de fato me ensinou a saber escrever ou ler, claro que a escola ajuda, mas tenho um talento inato que sempre me impulsionou a criar coisas novas. Mas, sem um diploma e reconhecimento, provavelmente cairia no esquecimento. Com isso, me preocupei em escolher uma pessoa que pudesse ajudar os outros, mas que fugisse um pouco da zona de conforto. Preocupo-me demais em sempre estar “saindo da caixa”, procurando novos desafios, novos territórios a fim de que sempre possa descobrir algo novo. Com isso, a psicologia, sem desistir de ser escritora. Não nego que por um curto período de tempo, tentei negar as minhas origens, abortar o meu talento, mas foi em vão. Precisei criar um Blog para saber que de fato nasci para ser o que sempre fui escritora. Com esta nova plataforma, os anos foram passando e a vontade de criar um livro. A concretização do primeiro degrau do meu sonho nasceu este ano.  Entretanto, sei que a jornada está apenas nos primeiros capítulos, ainda virão mais histórias bonitas, algumas nuances, em cinza, mas se tivesse mais alma para dar, daria como diz o poeta.


Por fim, ontem foi o primeiro dia que de fato comemorei o dia do escritor. Depois de tanto, me tornei de fato uma escritora, essa é a minha essência, o que deixa a minha alma furta cor. Ainda prefiro ser como aquele pintor, tocar as pessoas através do coração, mais do que fama e reconhecimento, quero uma oportunidade para formar pontes ao invés de muros.

Um comentário:

  1. Essa questão de datas é de certa forma fascinante. Pois ela, sendo tão pequena, nos motiva a fazer várias coisas difenrentes, a sair da nossa rotina. Como a escrita desta crônica, ou como minha festa de aniversário( que coincidentemente é no dia 25 de julho =D ). Mas a valorização destas datas estão sendo levadas. como no feriado nacional 7 de setembro, onde a maioria das pessoas simplesmente não foram à escola ou ao trabalho.

    ResponderExcluir