Crônica: Cultive o Seu Lado Chato



Todo mundo é chato. Sim e nem venha tentar disfarçar a sua chatice. Todo mundo é chato e ponto final. Temos aspectos chatos, de tanta chatice às vezes acabamos por nos tornar insuportáveis até para gente mesmo. O grande barato é termos consciência de nossas chatices a fim de fazermos algo produtivo com isso.
Já entendemos, somos chatos. 

Mas em que somos chatos? Bem, tenho as minhas chatices e como tenho. Sei que algumas delas deixam os que convivem comigo de cabelo em pé, outras nem eu mesma me entendo, mas resolvi fazer algo de bom com isso. Uma das minhas maiores chatices é a minha hiperatividade, eu adoro estar fazendo alguma coisa, se não estiver produzindo  algo por menor que seja, sinto que posso pirar. Preciso estar pesquisando, criando, escrevendo, inovando etc. Mas aprendi a focar isso em algo de produtivo, ou seja, sou do tipo que faço mil coisas ao mesmo tempo e posso não terminar nenhuma. Isso se estende para tudo, difícil isso de por um ponto final, se pudesse colocava uma porção de vírgulas e reticencias a fim de ir postergando os finais.

Outra  coisa  em que sou chata, tenho mania de esquecer os nomes das pessoas e tenho mania também de repetir as coisas. Talvez  isso case com essa minha certa hiperatividade, pouco a minha mente desliga. Até no sonho, crio e invento coisas que depois vou aplicar no real de alguma forma.  Lembrar-se de nomes de pessoas, tenho  problemas sérios problemas para decorar nomes, fora quando eu teimo que a pessoa se chama Ciclana e é Fulana. O que me ajuda é associar as pessoas com coisas que gosto, principalmente filmes e desenhos animados. Mas sou do tipo de pessoa que tenho a memória associada à emoção, se me marcou, deixando impresso algo na minha alma, eu ire recordar daquilo para sempre. Por isso sou movida por pessoas e acontecimentos que transmitem alma, cores bonitas e adicionem vida ao meu cotidiano.

Uma das minhas chatices também é colecionar tempestades em tampinha de refrigerante.  Mas, de uns tempos para cá, tenho trazido na minha mente, a frase que diz que gota de chuva  para uma formiga é como tsunami. Então resolvi transformar as minhas chatices em algo bom. Este meu lado hiperativo faz que eu me sinta convidada a sair da minha zona de conforto, busque novos desafios e com isso sempre queira experimentar o novo. Chamo esse meu lado da minha pulsão de vida que sempre grita por  movimento,  faz circular energia pelo universo a fim de ir saboreando coisas novas. O meu segundo lado chato, meu lado mais desligado e atrapalhado,  é transformada na capacidade de ter bom humor. Afinal se não rir de mim mesma quem vai rir? Este meu lado faz que aceite mais as minhas trapalhadas, transforme os meus enganos em inspiração que muito provavelmente vão se transformar em arte.


Transforme o seu lado chato, o seu lado insuportável em algo bom. Tenho certeza que as suas inseguranças, as suas manias,  os seus rituais, seus vícios ou que ser que sejam podem se transformar em algo bom. Podem vir a te ajudar no cotidiano, impulsionar o seu trabalho ou até mesmo ajudar alguém. Aprenda a reciclar suas chatices a fim de parar de desperdiçar energia. Afinal quanto mais chatices sem um fim lucrativo a gente cultivar no nosso mundo interno, mais energia mental jogada fora e mais lixo acumulado. Por isso ao invés de abrir de vez das suas chatices, dê um up e faça um download ou aplicativo para o real.


Um comentário:

  1. Adorei! Realmente todos nos somos chatos de alguma maneira e, as pessoas mais chatas são aquelas que não admitem que todos temos este nosso lado meio... chato!

    ResponderExcluir