Crônica: Conselhos

Resolvi fazer uma lista das coisas que gostaria de dizer a mim mesmo. Se pudesse escolher cinco conselhos para levar uma vida mais leve e plena gostaria de poder escutá-los.

Seja paciente com seus ciclos. Viver é como andar em uma montanha russa  as vezes estamos por cima e as vezes por baixo. Muitas vezes a vida nos vira do avesso, inverte nossas certezas e somos convidados a nos reinventar. Ser tolerante com nossos defeitos, nossos momentos de confusão e as nossas crises a fim de respeitarmos o nosso próprio tempo. Ser paciente com a gente mesmo implica em aceitar que todas as fases são necessárias para poder florescer.

Aprender a ser resiliente.  Por mais tempestades que possamos passar é preciso aprender a dançar na chuva.  Ter flexibilidade para poder para se adaptar ao que a realidade nos provoca. Conseguir criar novos coloridos a fim de poder continuar existindo.  A vida irá nos provocar o tempo todo testando os nossos limites e nos levando muitas vezes ao extremo. Mas, aprender a não fazer tempestades em tampinhas de refrigerante e sim surfar sobre os problemas. Ter resiliência deveria ser o item básico de sobrevivência a fim de tornamos mais flexíveis.

Desenvolver o nosso amor próprio. Ele é o combustível que nos fará construir a capacidade da empatia. Aprender a cuidar do nosso corpo e da nossa mente é investir em autoconhecimento. Aprender o que gostamos, o que nos faz sentir plenos e também aquilo que não apreciamos nos leva a uma  maior compressão do que somos. Amar a nós mesmos faz que aprendamos a gostar da nossa própria companhia e a nos sentir confortáveis com a gente mesmo. O que faz que nos tornemos seres mais integrados e menos suscetíveis a depositar todas nossas expectativas nas outras pessoas. Quando estamos munidos por amor próprio podemos complementar o outro e não completar
.
Seja autêntico. Aprenda a ser a melhor versão de si mesmo. Não se contente em ser como alguém, mas sim investir em ser alguém único.  Sem receio de ser diferente ou criar novas tendências. Explore todos os seus lados a fim  de cada a dia você possa evoluir. Tenha consciência que você é único e repleto de uma infinidade de possibilidades. Invista  seus talentos sem medo de agradar ou fracassar. Ter autenticidade é saber que cada  um é um universo esperando para ser explorado.

O último conselho é ter criatividade.  Ela é a ferramenta poderosa para que se possa existir de uma maneira mais plena e equilibrada.  Para ser criativo é preciso aceitar que a única certeza da vida é a mudança. Tudo muda o tempo todo e é preciso aprender a criar novos caminhos, traçar novas metas e planejar novas soluções.  Reinventar é preciso para poder estar sempre se adaptando ao que a vida vai nos surpreendendo. A vida é saber conviver com as escolhas e suas consequências, mas principalmente aprender a ter criatividade para lidar com que irá surgindo.

Essa é a minha lista de cinco conselhos que eu daria a mim mesma. Com eles seria possível levar uma existência mais crocante e colorida. Talvez o segredo da vida seja ter mais paciência, aprender a ser resiliente,  investir em amor próprio, desenvolver a autenticidade e abusar da criatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário